Os Ramos
Ramo Lobinho
As crianças de ambos os sexos entre 6.5 anos a 10 anos participam do movimento escoteiro como Lobinho. As atividades são voltadas para desenvolvimento coletivo e preparo para as atividades futuras. Toda a simbologia e organização é baseada nas aventuras de Mowgli - O Menino Lobo (O Livro de Jângal).
Alcateia Lobo Dourado
Grito da Alcateia:
- Todos falam: Os Lobos Dourados estão sempre aqui, com sol e com chuva pronto para servir
- Chefe diz: Alcateia, 2 vezes
- Lobinhos respondem: Lobo Dourado, 2 vezes
- Chefe diz: Melhor
- Lobinhos respondem: Possível
Ramo Escoteiro
O Ramo Escoteiro recebe adolescentes a partir de 11 a 14 anos, de ambos os sexos, e as suas atividades estão voltadas para estimular o conhecimento, a autonomia, o trabalho em equipe e o contato com a natureza. Depois das matilhas, os escoteiros são organizados em patrulhas que possuem próprio bastão, bandeirola e personalidade. Excursões, atividades externas e a procura por interesses novos fazem parte do dia-a-dia aqui.
Tropa Águia Dourada
Grito da tropa:
- Em construção
Ramo Sênior
O Ramo Sênior é formado por adolescentes entre 15 a 17 anos. Após se familiarizar com o novo e aprender os fundamentos do Escoteiro, os sêniores (masculino) e as guias (feminino) partem para atividades com o intuito de colocar em prática o que aprenderam. Acidentes geográficos conhecidos e tribos indígenas nacionais dão nomes às patrulhas que estão Sempre Alerta à tudo que acontece ao seu redor.
Tropa Madiba
Grito da tropa:
- Em construção
Ramo Pioneiro
Após conhecer a simbologia, a técnica e a prática, chega a hora de “Servir”, este é o lema do Ramo Pioneiro que é composto por jovens de 18 a 21 anos. Aqui as tropas dão lugar ao Clã, onde a interação com o mundo e a comunidade é maior. A orientação e o intelecto são os pontos fortes do ramo com os seus pioneiros para que eles possam contribuir com a sociedade e conduzir a sua vida adulta.
Clã Ragnar
Grito do clã:
- Em construção



